"Arte de instalações (krafts) é uma manifestação artística onde a obra é composta de elementos organizados em um ambiente fechado. A disposição de elementos no espaço tem a intenção de criar uma relação com o espectador.
Uma das possibilidades da instalação é provocar sensações: frio, calor, odores, som ou coisas que simplesmente chamem a atenção do público ao redor."
acho fantástico o conceito de instalação e, embora ainda muito discutido por não permitir uma rotulação única e pelo seu caráter experimental, sempre gosto de me deparar com alguma. de certa forma fazer parte da obra proposta pelo autor. existe algumas obras que são expostas em grandes centros urbanos e a arte quebra barreiras e faz parte do cotidiano.
outra tendência é a de flashmobs, que definem-se por aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. não sei se chega a ser definida como arte, assim como as instalações, mas definitivamente uma manifestação artística e popular. claro, que a indústria publicitária também faz uso do flashmob e faz deste recurso uma nova mídia. criativa, curiosa e no final das contas, divertidíssima. quem sabe um dia não bolo um? hehehe
abaixo, vídeo com uma das ações na central station da bélgica, mobilizando mais de 200 pessoas. essa feita por um canal de televisão para promover a participação nas audições para o musical 'The Sound of Music'
0 comentários:
Postar um comentário